Por que e como vender em leilão?

0
Por que e como vender em leilão?

Você tem alguma casa, carro, moto ou até joias que deseja vender? Já faz tempo que você anunciou o seu apartamento em sites de alugueis e colocou na imobiliária e até agora nada? Nesse post vamos explicar por quê o leilão pode ser uma ótima opção para você que deseja vender algum bem com certa rapidez.

Quais as vantagens de vender em leilão?

PREVISÃO DE VENDA: ao colocar um bem em leilão, seja ele qual for, o vendedor tem uma previsão de venda desse bem, uma vez que os leilões têm datas pré-definidas para acontecer. Passada a data marcada, o vendedor já sabe se o produto em leilão foi arrematado ou não. Em caso negativo, ou seja, se não houve a venda do bem na data prevista, uma nova data é marcada e o vendedor ganha previsibilidade de venda novamente. No caso dos leilões de bens imóveis, ter uma previsão de venda é uma vantagem e tanto, pois, ao colocar um imóvel à venda em uma imobiliária, por exemplo, o proprietário não sabe quando ele será vendido e esse prazo pode levar poucos dias ou até anos.

PAGAMENTO: o pagamento dos bens de um leilão, na maioria dos casos,  precisa ser efetuado poucos dias após o término do leilão, isto é, o prazo de pagamento é praticamente à vista. Isso significa que o vendedor tem garantia de pagamento integral e rápido.

REDUÇÃO DE CUSTOS: ao vender um bem em desuso, você elimina os gastos com armazenamento e controle, além de recuperar o capital que estava parado.

Acesse nosso Kit – Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão!

Quem pode vender em leilão?

Toda e qualquer pessoa física ou de representação jurídica com mais de 18 anos pode vender em um leilão, desde que sejam respeitados alguns critérios jurídicos.

Como vender em leilão?

Para colocar um bem em leilão, o interessado deve comprovar que o bem é seu por meio de algum documento oficial – recibo de compra, nota fiscal ou matrícula (no caso de bens imóveis) que contenham o nome do interessado como proprietário atual. Depois de comprovada a posse do bem, basta o vendedor entrar em contato com a empresa gestora de leilões e verificar os procedimentos internos e possíveis valores que serão cobrados para colocar o leilão no ar.

Quais bens podem ser colocados à venda?

Todo e qualquer bem que tenha a origem comprovada.

Conclusão

Vender um bem em leilão tem diversas vantagens. Todo o procedimento da gestão do leilão é acompanhado pela empresa gestora, que tem a função de auxiliar o vendedor em cada etapa de venda e garantir que os critérios legais sejam respeitados. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse universo, produzimos um glossário com os termos mais utilizados em leilão.