Qualquer área profissional tem linguagem específica. Esse conjunto de signos que muda de sentido para se adequar a um mercado peculiar é o que diferencia o conhecimento dos técnicos dominantes de qualquer assunto dos leigos. Os médicos usam jargões e quem não é formado na área, não conhece os significados. O mesmo acontece em relação ao Direito, Engenharia e não é apenas aplicável às profissões, mas também ao mercado em geral. No caso de leilão, muitas palavras são emprestadas de outras áreas e ganham um novo sentido no linguajar dos leiloeiros.

Neste post, apresentaremos alguns termos que aplicados ao contexto de leilão têm significados típicos.

Praça
É o mesmo que leilão. Também são usadas como sinônimo as palavras hasta, certame e almoeda.

De maneira genérica, segundo dicionários da Língua Portuguesa, a palavra praça tem significado de espaço público, com plantas, assentos etc, destinado ao lazer e descanso.

Comitente
Aquele que vende o bem, seja pessoa física ou jurídica.

Bem
É o imóvel ou móvel (objeto) que está sendo leiloado.

Lote
É o mesmo que bem, porém, aplica-se para apenas um item ou a um conjunto de bens.

Arrematante
Que arremata, que conclui ou finaliza algo.
Indivíduo que, por ter dado o lance mais alto, adquire o bem, lote ou objeto oferecido em leilão ou hasta pública: os direitos/o bem passam a ser do arrematante.

Lance
Valor que um arrematante oferece para adquirir um bem.
Genericamente falando, é uma situação difícil. Na gíria, é um acontecimento.

Comissão
Valor pago ao leiloeiro pela gestão do leilão. Fora do ambiente dos leilões, esse termo tem variados significados e para saber de qual se trata é preciso que se avalie e contexto para determinar a correta definição. Algumas definições no dicionário Aulete são: “1. Ação ou resultado de cometer, incumbir, designar, encarregar; 2. Exercício temporário de cargo ou função por funcionário já pertencente à administração pública” e muitas outras.

Depositário
É o responsável pela guarda e preservação do bem penhorado em processo.
Usualmente o juiz nomeia o executado na ação, mas poderão ser nomeadas outras pessoas, inclusive o leiloeiro.

Leiloeiro
Indivíduo cadastrado perante a Jucesp que cumpre as funções legais para exercer a função de apregoar em leilões.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as terminologias do universo dos leilões, complemente o seu conhecimento com o Glossário do Leilão, que a Lut Gestora de Leilões preparou exclusivamente para elucidar dúvidas!

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.