Os leilões online são seguros?

0
Os leilões online são seguros?

Explicamos como adquirir bens em leilão na internet, com tranquilidade e segurança

No nosso ebook, falamos sobre as principais vantagens de adquirir um bem por leilão. Porém, os leilões ainda são vistos com certa desconfiança. Aliado a isso, muitas pessoas também têm medo de cair em golpes na internet. Neste post, vamos mostrar que o leilão é uma forma segura para comprar bens e que a internet pode ser um canal de compra protegido e estável, além de proporcionar conforto.

O que é um leilão online?

É uma forma de leilão em que o comprador pode dar lances antecipadamente ou ao vivo pela internet. A grande vantagem é que o arrematante não precisa ir a lugar nenhum – durante o leilão –  para comprar o bem desejado. Basta ter acesso à internet e realizar o cadastro no site da gestora do leilão onde o bem está registrado. No leilão online, é possível acompanhar a disputa em tempo real pelo auditório de lances da página.

Acesse nosso Kit – Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão!

Como verificar se uma gestora de leilões é confiável?

BUSQUE INFORMAÇÕES: procure informações da empresa na internet, ligando para tirar dúvidas e vendo se a empresa tem um setor jurídico próprio que dará a segurança e tranquilidade necessárias para uma arrematação. É importante conferir, também, quanto tempo a empresa atua nesse mercado.

 “RECLAME AQUI”: hoje há sites respeitados, como o “Recame Aqui”, que pode dar ajudar comprador a checar a reputação da empresa. É importante que o consumidor faça duas análises: a quantidade de reclamações que uma empresa possui e o teor das reclamações, porque, muitas vezes, a reclamação é do tipo: “o produto que comprei não está igual a descrição”, e isso é avisado desde a CVP (condições de compra e venda e de um leilão) onde recomenda-se a visita aos bens.

SE POSSÍVEL, VEJA O BEM PESSOALMENTE: em todos os leilões extrajudiciais é possível realizar a visita ao item desejado. Já nos leilões judiciais, em alguns casos, é necessária a solicitação via petição judicial no processo para visitação. Essa parte é feita pela própria gestora de leilões, basta que seja solicitada a visitação pelo interessado. Vale ressaltar que não são todos os casos em que mesmo após o pedido é liberada a visitação.

Quais critérios um leilão online tem que obedecer?

O cadastro do comprador precisa ser checado por algum sistema eletrônico que diga que aquela pessoa existe e que as informações ali cadastradas são verídicas. No que diz respeito à gestora de leilões, é necessário ter a habilitação junto ao Tribunal de Justiça comprovada e estar atuando de forma idônea no mercado.

Uma boa empresa de leilões deve oferecer todas as informações sobre os possíveis ônus (encargos ou impostos) que recaiam sobre o bem após arrematação, prezando sempre pela transparência nas informações disponibilizadas.  

A LUT Leilões atua no mercado de leilões online desde 2009, e foi pioneira na habilitação de leilões judiciais no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), além de ter diversos cases de sucesso em vendas para marcas como Correios, Água de Cheiro, Boi Gordo, BHM, Marisa, Votorantim, IBAF, entre outros. Seus canais de atendimento e divulgação estão constantemente abertos e revisados para que o seu cliente tenha o máximo de informações sobre os bens leiloados.