O que são e como funcionam os leilões online

0
O que são e como funcionam os leilões online

Introdução

O leilão é um mecanismo de venda pública que permite participação de um grande número de interessados na compra de um bem. Quem der o maior lance de valor, a partir de um preço mínimo estabelecido sobre o bem leiloado ou lote do leilão, vence a compra, ou arremata, como se diz na linguagem do setor. Qualquer pessoa física ou de representação jurídica com mais de 18 anos pode participar de um leilão.

O que é um leilão online?

Um leilão online é exatamente como um leilão presencial, só que realizado pela internet. Ele segue as mesmas estruturas e regras do leilão presencial, mas dá aos interessados a possibilidade de realizar lances pela web, com uma vantagem: no leilão online o participante pode dar um lance por antecipação, sem ter que esperar a data e horário do leilão, basta entrar no site do leiloeiro e cadastrar o limite máximo do seu lance identificando-o como “automático”, isto fará com que o sistema vá lançando por você sem até chegar no seu limite cadastrado. Mas é fundamental comentar que é preciso acompanhar o fechamento do leilão no dia e hora marcados, para não deixar de se manter na disputa com outros lances.

Quais bens podem ser leiloados pela internet?

Todos os bens que tenham origem comprovada nas mesmas condições jurídicas que seguem as regras do leilão presencial convencional.

Tanto os leilões judiciais como os extrajudiciais podem ser online?

Sim. Não importa a natureza do leilão, a internet é apenas um canal de captação de lances. Os leilões seguem sempre o mesmo conjunto de regras jurídicas, para garantir aos seus participantes um negócio idôneo.

Um leilão pode ser presencial e online ao mesmo tempo?

Sim. Essa seria uma terceira modalidade de leilões chamada “híbrida”. Os leilões podem ser físicos, realizados num determinado local, com a presença dos participantes; online, como descrevemos acima com os lances dados pela internet ou podem ser híbridos juntando as duas modalidades: presencial e online, seguindo em cada uma dessas especificidades suas características.

Geralmente, um leilão físico e online é disponibilizado em tempo real no site do leiloeiro, por meio de um auditório virtual. Assim, o participante pode acompanhar todos os lances dos bens de seu interesse e não perder nenhuma oportunidade de arrematar os que mais chamarem sua atenção para um bom negócio.

No leilão apenas online também há esse acompanhamento visual, mas o participante deve ficar atento ao auditório virtual que exibe os lances e a contagem regressiva para o fechamento das propostas, pois neste caso não se tem o leiloeiro de forma presencial para alertá-lo

O que é preciso para participar de um leilão online?

As empresas leiloeiras disponibilizam em seus sites todas as informações sobre os leilões online que promovem. Plenamente ciente das informações do bem leiloado, o participante deve preencher um cadastro de participação do leilão. São solicitados documentos do participante para que o seu cadastro seja ativado e ele possa efetivamente dar seus lances.

Confirmado o cadastro, o participante deve se registrar no site com login e senha, aceitar as condições do leilão e dar os seus lances sobre os bens que mais lhe interessar. O participante de leilões online geralmente tem um mecanismo de lances automáticos à sua disposição sobre os bens mais disputados. Ele determina os valores máximos para cada item do leilão e o sistema digital apresenta os valores automaticamente. Todos os lances podem ser apresentados manualmente.

Há empresas especializadas em leilões online?

Uma boa empresa leiloeira está apta para atuar tanto nos leilões físicos como online, ou trabalhar com ambos de uma única vez. O leilão online por si só não implica em nenhuma verificação especial sobre a empresa leiloeira, a não ser a estrutura tecnológica que está sendo disponibilizada para seus clientes. Seja no leilão físico ou online, o cliente deve verificar a estrutura, o histórico, a reputação e as referências da empresa que está conduzindo o leilão, como se faz com qualquer empresa gestora de qualquer serviço no mercado.

O leilão online pode ser visto como um investimento?

Independente de o leilão ser físico ou online, ele pode ser um excelente negócio. Tanto em um como no outro o cliente deve avaliar com calma o bem que está sendo leiloado, levar em consideração todos os seus custos, incluindo o lance dado para arremate e avaliar se estará fazendo um bom negócio.

O mais importante é sempre o cliente

Além de transparência nas informações e idoneidade, uma boa empresa de leilão precisa ter a iniciativa de orientar os seus clientes, apontando se determinado bem é ou não o que ele realmente procura. Ela não pode querer realizar apenas a venda. Como qualquer outro negócio no mercado, ela precisa ter diferenciais de comportamento e relacionamento que conquistem o cliente.

A LUT Leilões foi pioneira na habilitação de leilões judiciais no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), tem cases de sucesso em vendas para marcas como: Correios, Água de Cheiro, Boi Gordo, BHM, Marisa, Votorantim, IBAF, entre outros. Seus canais de atendimento e divulgação estão constantemente abertos e revisados para que o seu cliente tenha o máximo de informações sobre os bens leiloados. Ações que são essenciais para quem quer escolher uma empresa de referência nesse mercado.