O que faz uma gestora de leilão?

0
O que faz uma gestora de leilão?

Quando falamos em leilão, a imagem mais comum que vem à mente é a de várias pessoas reunidas em um local, oferecendo, simultaneamente, valores cada vez mais altos por algum bem, enquanto uma pessoa, o leiloeiro ou leiloeira, gere esse processo, verificando quem deu o lance de maior valor pelo bem em questão, batendo o famoso martelo para finalizar a compra.

A realidade, no entanto, é bem diferente. Com a ampliação do uso da internet, boa parte dos leilões, se não todos, são online (alguns ainda são apenas presenciais e outros são online e presenciais), o que permite que qualquer pessoa com mais de dezoito anos esteja apta para participar. Além disso, o papel da empresa gestora de leilões vai muito além de “bater o martelo” e é sobre esse assunto que vamos falar nesse post.

O que faz uma gestora de leilão?

As empresas gestoras de leilão, também chamadas de leiloeiras, são responsáveis pela organização e realização dos leilões, independente de qual seja o bem em questão. O processo de organização e gestão dos leilões envolve algumas etapas fundamentais:

 LOTEAMENTO = análise e loteamento dos bens para leilões empresariais.

CONSULTORIA = consultoria jurídica e possibilidade de avaliação para definição do valor mínimo de venda (para leilões empresariais). A gestora realiza essa avaliação apenas para leilões empresariais porque, no caso dos leilões judiciais, o juiz responsável pelo caso é que determinará essas questões.

PRODUÇÃO DOS EDITAIS = publicação de editais conforme determinação judicial ou contrato acordado com o comitente (quem está vendendo o bem).

DIVULGAÇÃO DOS LEILÕES = exposição dos lotes em tempo integral pela internet, plano de mídia customizado para cada leilão e realização de campanhas de divulgação em diversos meios de comunicação.

REALIZAÇÃO EFETIVA DOS LEILÕES = em sessão presencial e/ou eletrônica, simultaneamente, por meio de uma plataforma eletrônica segura com interface amigável e intuitiva, para que vendedores e compradores possam acompanhar o leilão em tempo real.

FECHAMENTO = entrega de relatório ao vendedor e suporte ao arrematante, providenciando documentos como Auto de Arrematação e a Carta de Arrematação.

E tem mais!

Além de tudo isso, as leiloeiras ainda oferecem suporte técnico e operacional e, em alguns casos, fazem análises financeiras para sugestões de preços.  Nos casos de bens imóveis, por exemplo, podem realizar pesquisas para verificar se o valor do m² daquele bem está compatível com o mercado ou abaixo.

Viu só? As leiloeiras desenvolvem um trabalho completo para atender compradores e vendedores da melhor maneira.

Quer saber mais sobre o mundo dos leilões? Nesse glossário gratuito, explicamos quais são e o que significam os termos mais utilizados em leilão.