Você sabe qual é o valor mínimo aceitável para um bem em leilão? Já ouviu falar em lance condicional?

Quando um bem vai à leilão, o vendedor estipula um valor mínimo de venda, assim o lote não é desvalorizado e o vendedor não arca com os prejuízos por um custo muito inferior à avaliação de mercado. Se um arrematante lança um preço inferior ao mínimo estipulado pelo vendedor, aquele lote fecha com status em condicional. Significa que, após o encerramento do leilão, o leiloeiro encaminha o resultado da hasta ao vendedor e caberá a ele a aprovação dessa venda. Se por ventura, o vendedor rejeitá-la, em alguns casos, pode ser permitido que o vendedor receba uma contraoferta.

Neste post vamos falar um pouco mais a respeito de lance condicional. Leia e saiba como funciona.

O que é lance condicional?

É o lance em que o valor ofertado é inferior ao preço mínimo definido para determinado bem. O leiloeiro pode, a seu critério, submeter a proposta para análise da comitente para aprovação ou recusa. O vendedor que recepcionará a proposição pode aceitar ou fazer uma contraoferta.

Em contrapartida, o interessado que ofertou o lance em condicional deverá aguardar o posicionamento do leiloeiro quanto à aprovação ou rejeição do vendedor. Em caso de aceitação haverá instrução quanto à forma de pagamento estipulada nas condições de venda e pagamento dentro do prazo estabelecido. Se não houver autorização, o interessado receberá notificação do indeferimento de sua proposta e estará livre para participar de outros leilões.

Qual é o benefício do lance condicional

A vantagem do lance condicional é a negociação. Quem arremata pode ter interesse por um bem e não ter o valor mínimo para dar lance ou discordar do preço, onde há a possibilidade de encaminhar uma contraoferta e aguardar a aprovação do vendedor.

No momento em que o lance vai à condicional, o interessado recebe a notícia e deve aguardar a resposta, dentro do prazo estabelecido nas condições de venda e pagamento. Condições de venda e pagamento

Para participação em leilões, é importante sempre consultar as condições de venda e pagamento, que é liberada para cada leilão com sua particularidade, o aceite do interessado comprova que ele concorda com todas as condições estabelecidas.

Acesse o nosso e-book “Glossário do leilão, tudo o que você precisa saber”!

Quando há interesse por um bem em leilão, porém, por qualquer razão, é ofertado lance menor que o mínimo, o leiloeiro pode levar essa proposta para análise do vendedor, a isso se dá o nome de lance em condicional.

Se você se deparar com essa situação, leve em frente, pode ser que o vendedor aceite a proposição e ambos consigam bom resultado ao final.

Conheça os canais de atendimento da  Lut Gestora de Leilões e realize ótimas compras. Boa sorte!

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.