O que é e como funciona um leilão de empresas públicas?

0
O que é e como funciona um leilão de empresas públicas?

Assim como as empresas privadas, os órgãos do governo, como a Receita Federal, Caixa Econômica, DETRAN, entre outros, também podem vender seus ativos em leilão. Neste post, vamos explicar o que é e como funciona um leilão de empresa pública.

O que é leilão de empresa pública?

Trata-se de um leilão extrajudicial. São leilões de empresas ou outros órgãos do governo que vendem os ativos por meio de leilão. Para gerir esse tipo de leilão, a empresa gestora precisa participar de um processo de licitação/credenciamento. É importante destacar que cada empresa tem uma lei de criação que precisa ser consultada a respeito da possibilidade de venda dos ativos em leilão, porém, em geral, é possível a inserção desses órgãos públicos em leilão.

Acesse nosso Kit – Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão!

Como funciona um leilão de empresa pública?

Um leilão de empresa pública seguirá as formalidades de um leilão normal, porém, para realizar esse tipo de leilão, o órgão deverá publicar um edital para credenciamento de leiloeiros interessados. Nesse edital serão definidas as regras específicas para o leilão, tanto do ponto de vista das empresas gestoras quanto dos futuros participantes e arrematantes.

Assim como em qualquer tipo de leilão, o interessado pode encontrar todo tipo de bem à venda: carros, motos, materiais de informática, máquinas, móveis, entre outros.

Como participar desse tipo de leilão?

Tendo conhecimento do leilão, o interessado deverá verificar no edital a data e o local de realização do leilão, e também as formas de participação, se há requisitos específicos ou não. Depois, basta se cadastrar no site da empresa que está gerindo o leilão, solicitar participação e, no horário e dia marcados, dar seus lances normalmente. Lembrando que há leilões que são apenas presenciais, outros só online e alguns presenciais e online. 

A Lut Leilões foi pioneira na habilitação de leilões judiciais no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), e, hoje, gere leilões empresariais de diversos produtos e bens. Além disso, seus canais de atendimento e divulgação estão constantemente abertos para que você tenha o máximo de informações sobre os bens em leilão. No nosso blog, tire todas as suas dúvidas sobre o universo dos leilões.