Os leilões, no formato dos dias atuais, existem desde 1556. Embora seja uma forma antiga de venda e compra, o assunto gera dúvidas. Para esclarecê-las, abaixo desenvolvemos o conteúdo com informações sobre o funcionamento de um leilão.

O que é um leilão?

O leilão é um mecanismo de venda pública que permite participação de um grande número de interessados na compra de um bem. É importante dizer que o leilão é considerado de venda pública.

Quem pode participar dos leilões?

Qualquer pessoa física ou de representação jurídica com mais de 18 anos.

Praticidade do leilão on-line

Dentre os tipos de leilões, os mais conhecidos são os leilões presenciais e os leilões online. Ambos funcionam da mesma maneira: quem der o lance de maior valor financeiro, a partir de um preço mínimo estabelecido sobre o bem leiloado ou lote do leilão, vence a compra.

A principal diferença entre os dois, é que no online, o participante pode dar um lance antecipadamente, sem ter que esperar a data e horário de início do leilão. Basta entrar no site da gestora do leilão e cadastrar o limite máximo do seu lance. Isso fará com que o sistema continue lançando por você até chegar ao seu limite cadastrado.

Porém é importante acompanhar o fechamento do leilão no dia e hora marcados, para não deixar de se manter na disputa com outros lances.

Acesse o nosso e-book: Glossário do leilão, tudo o que você precisa saber!

Compra e venda

Todos os bens que tenham origem comprovada dentro de uma série de condições jurídicas para a realização do leilão. Enquadram-se imóveis, carros, motos, joias, obras de arte, roupas, máquinas, caminhões e uma infinidade de produtos.

Para comprar um lote, é importante que o interessado leia o edital do bem que deseja e se habilite no site da gestora do leilão. E para aqueles que desejam colocar um bem à venda, basta entrar em contato com a empresa gestora de leilões e verificar os procedimentos internos e possíveis valores que serão cobrados para colocar o leilão no ar.

As vantagens

A principal vantagem para quem deseja comprar um bem em leilão é o valor. Em 99% dos leilões, os lotes estão com valor de lance inicial bem abaixo do mercado.  Já para aqueles que desejam vender, o leilão é a garantia de previsibilidade e rapidez do pagamento.

Comece agora

Os leilões podem parecer complicados, porém as plataformas de gestão de leilões facilitam todo acesso ao disponibilizar os editais, datas de abertura e encerramento, além de manter canais de atendimento ao cliente. Para te ajudar no inicio na compra e venda dos leilões, saiba como dar o primeiro passo para se cadastrar e participar.

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.