Edital de leilão: não perca as informações mais importantes!

0
Edital de leilão: não perca as informações mais importantes!

Você sabe o que é o edital de um leilão? Para quê ele serve e por que ele é tão importante? Nesse post, vamos falar tudo sobre os editais para que você possa participar de qualquer leilão com tranquilidade e se tornar um craque no assunto!

O que é um edital?

O edital é um documento que informa a respeito de alguma resolução oficial de interesse público, ou seja, de interesse dos cidadãos.  No caso de um edital de leilão, é o documento onde você vai encontrar todas as informações sobre o leilão que você tem interesse de participar, como:

  • as regras e data;
  • valor mínimo de venda do bem (imóvel, carros, roupas, eletrônicos, etc.);
  • estado do bem;
  • condições de pagamento;
  • documentação necessária
  • e mais!

 Os editais também devem informar se há dívidas ou pendências.

Onde encontrar o edital?

Primeiro, precisamos entender que cada leilão possui seu próprio edital, que pode ser encontrado no site da gestora do leilão que você está interessado. Ao entrar na página do leilão, você irá encontrar um botão (parecido com o indicado abaixo) para baixar o edital.

Preciso ler o edital completo?

A nossa recomendação é de que o edital seja lido por completo, porque todas as informações sobre o bem e o leilão estão lá. Assim, você terá pouca ou nenhuma dúvida e poderá participar com tranquilidade do leilão. Além disso, ao contrário do que pode parecer, os editais não são longos: têm, em média, 4 páginas e são de fácil compreensão.

É importante ressaltar que, se mesmo após a leitura integral do edital você ainda tiver alguma dúvida, a empresa responsável pelo leilão precisa disponibilizar canais de atendimento para que você possa entrar em contato e, assim, obter as respostas que procura.  

Atenção aos termos!

Se você ainda não está familiarizado com os leilões, é importante conhecer quais são os termos mais utilizados e o que eles significam, como lances, lote, arremate, incremento mínimo, regra dos 3 minutos, entre outros. Pensado nisso, a Lut Gestora de Leilões preparou um glossário com essas e outras expressões usadas no mundo dos leilões.  

Como participar de um leilão?

Participar de um leilão é muito simples! Seguindo esses 5 passos você já estará cadastrado e habilitado para participar do leilão que desejar, no site da Lut!

Conclusão

O edital é uma peça fundamental – e obrigatória – de qualquer leilão, afinal, é esse documento que vai estabelecer todas as regras e condições para a compra e venda de um bem. Além disso, eles são curtos e de fácil compreensão, para que você possa participar com tranquilidade do leilão que desejar.

Quer saber mais sobre esse assunto? Preparamos um kit com diversos conteúdos com tudo o que você precisa saber sobre leilão!