Como surgiram os leilões? Uma breve história!

0
Como surgiram os leilões? Uma breve história!

Historiadores acreditam que os leilões surgiram há 2000 a.C. e estrearam com os povos Assírios e Caldeus, que usavam o recurso para vender pescados.

Por volta de 500 a.C., era costume entre os homens babilônios escolher uma pretendente para casar por meio de leilão, cujo pagamento não era realizado em dinheiro ou escambo, mas por disputa onde o arrematante devia ser o mais forte. Naquela sociedade outra forma de escolher uma esposa era ilegal.

A concorrência pelo trono imperial de Roma em 193 d.C. aconteceu por leilão. Marco Juliano venceu Flávio Sulpiano.  

Conheça um pouco mais sobre a história dos leilões.

E-book Glossário do Leilão tudo o que você precisa saber!

Breve história dos leilões pelo mundo

Na antiga Roma, os soldados leiloavam os espólios das batalhas. Os leiloeiros eram os oficiais militares.

Em Portugal, o Rei D. João III leiloava fazendas. Na França, por volta de 1556, surge a profissão de leiloeiro, que recebia o nome de “meirinho leiloeiro” que se tratava de um funcionário público.

Por volta do século XVII, Pierre Antoine Matteus realizou um leilão com bens diversos como: pratas, mobiliário etc. As casas de leilões de antiguidades e artes foram inauguradas nesse período.

O surgimento da primeira casa de leilões foi em Londres, no ano de 1744, foi a leilão a biblioteca de Sir John Stanley. A segunda nasceu 22 anos depois e ficou conhecida por ter leiloado as joias da imperatriz Eugênia da França.

Partindo para o nosso país, a profissão foi regimentada no governo de Getúlio Vargas.

Algumas curiosidades

Até mesmo o pintor Rembrandt levou a leilão um de seus quadros para conseguir fundos depois de falir.

O nascimento dos leilões on-line foi em 1995 pelo site Ebay.

Entre diferentes costumes, culturas e histórias raras os leilões existem (e dão sinais de que permanecerão por longo tempo) com as devidas atualizações que acompanharam o progresso da sociedade, mas continua sendo vencedor aquele que oferecer o maior lance.

Uma das vantagens de comprar em leilão é justamente a segurança do negócio. Agora que você sabe como surgiram os leilões e tem ciência de que é uma compra segura, conheça os lotes que estão em leilão pela Lut Gestora de Leilões.

Até breve!