Os leiloeiros judiciais obedecem regras rígidas para operar em hasta pública.

As oportunidades de aquisição de bens móveis e imóveis por meio de um leilão são várias. Quem está à procura de produtos com valores abaixo do preço de mercado, pode não imaginar qual é o caminho percorrido por um profissional para se tornar leiloeiro e alcançar bons resultados nas transações. Neste post você encontrará informações que elucidarão suas dúvidas e que podem despertar o seu interesse para o assunto.

O que um leiloeiro judicial faz?

O leiloeiro público intermedia a venda de bens provenientes das execuções judiciais ou bens de empresas que se encontram em desuso, a qualquer pessoa seja física ou jurídica.

Quais as responsabilidades de um leiloeiro público?

Segundo a Resolução nº 236 de 13/07/2016, é preciso que seja celebrado um termo de credenciamento e compromisso. Já as responsabilidades abrangem:

– divulgação do edital dos leilões amplamente para o público em geral,;

– atender ao público e expor os bens que estão sob a sua guarda e também agendar visitas;

– planejar as atividades e comparecer antecipadamente no local da hasta pública;

– apresentar documentos comprobatórios das despesas decorrentes de remoção, guarda e conservação dos bens;

– manter dados cadastrais atualizados;

– responder as indagações formuladas pelo juízo da execução ou em caso de impossibilidade de resposta, oferecer justificativa;

– à pedido do juízo excluir bens do leilão;

– comunicar os danos, avarias ou deterioração do bem removido;

– criar e manter em ambiente da rede mundial de computadores endereço eletrônico e site para viabilizar a realização de alienação judicial eletrônica; entre outras responsabilidades.

Qual é a formação acadêmica de um leiloeiro oficial?

Leiloeiros oficiais não necessitam ter formação. Porém, se fizerem cursos específicos no segmento terão melhores chances de obter êxito.

Conclusão

Um leiloeiro oficial precisa cumprir pormenores estipulados pela lei, entretanto, cumpridas as regras, não é necessário ter formação específica. Um profissional que tenha habilidades de comunicação e possua conhecimentos na área pode se dedicar ao ramo.

Baixe o E-book: Passo a Passo para participar de um leilão de imóveis

Se você gostou deste post e deseja saber mais sobre como ser arrematante ou leiloeiro, acompanhe nossas postagens e leia nossos e-books.

Confira as oportunidades da Lut Gestora de Leilões.