6 mitos e verdades sobre leilão de carros

0
6 mitos e verdades sobre leilão de carros

Você quer comprar um veículo, está considerando a participação em um leilão, mas ainda não tem certeza se é a melhor opção, afinal, existem alguns mitos sobre o assunto, não é mesmo?!  No nosso blog, explicamos como participar de um leilão de carros e demos algumas dicas para que você não tenha problemas depois do arremate (compra).

Para te ajudar ainda mais a tomar uma decisão e esclarecer algumas dúvidas, nesse post, vamos falar sobre os 6 principais mitos e verdades sobre leilão de carros.

  1. O valor dos carros em leilão é menor.

Verdade.
Na maioria dos casos, os automóveis custam bem menos que o preço de tabela do mercado, dependendo do modelo, ano de fabricação, estado do veículo, entre outros critérios. Por isso, sugerimos que você pesquise bastante, porque você tem grandes chances de encontrar um com condições ideais para você.

  1. Não posso fazer seguro de carros comprados em leilão.

Mito.
A avaliação para fazer o seguro de um carro comprado em leilão deve seguir o padrão normal: as asseguradoras fazem um levantamento do perfil do proprietário, com informações como idade, gênero, número de condutores, tempo de habilitação, além de solicitar os dados do carro, como ano, modelo, entre outros.

A asseguradora não pode recusar o seguro para um automóvel só por ele ter sido comprado em leilão. Essa garantia de igualdade está prevista no Código do Consumidor e, em caso de recusa do seguro, a asseguradora deve apresentar justificativas plausíveis para tal e ela também não pode cobrar valores irregulares ou abusivos de seguros para carros adquiridos em leilão.           

Para saber se o seu perfil e carro serão aceitos pela asseguradora, você pode solicitar algumas simulações e cotações de diversas empresas de seguro.

  1. Nos leilões só tem carros com problemas.

Mito.
Esse é um dos principais equívocos quando falamos em leilão de carros. Nesses leilões existem automóveis em diversas condições. No edital devem constar as principais informações a respeito do bem como: origem, localização e estado do veículo, para que você possa escolher a melhor opção. 

Os carros podem ter  as seguintes origens: bancos, empresas de seguro, locadoras, concessionárias, empresas com interesse e trocar sua frota e pessoa física.

  1. Posso comprar um carro em leilão online.

Verdade.
Hoje, boa parte das empresas gestoras de leilões realiza a versão online da venda, para que os interessados possam participar de qualquer lugar que tenha acesso à internet.

Acesse nosso Kit – Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão!

  1. Dívidas devem ser informadas antes do leilão.

Verdade.
No edital do leilão devem constar estas informações, incluindo possíveis débitos. Caso todas as dívidas não estejam informadas no edital é de responsabilidade do arrematante fazer uma pesquisa junto aos órgãos oficiais. Algumas dívidas, que antecedem o leilão, são de responsabilidade do vendedor, ou seja, do antigo dono e devem ser quitadas ou negociadas antes do leilão.

  1. Na documentação do carro consta que ele foi comprado em leilão.

Mito.
Em nenhum documento do veículo irá constar que ele foi adquirido em leilão.

Conclusão

Existem, ainda, alguns mitos relacionados aos leilões de carros, porém, comprar um automóvel em leilão é tão seguro quanto qualquer outra forma de aquisição, basta que o comprador tome pequenos cuidados, como: verificar se a empresa gestora do leilão está habilitada no Tribunal de Justiça do seu Estado, conferir se o site apresenta todas as informações sobre o bem e se é fácil navegar por ele.

Preparamos um kit com diversos conteúdos completos sobre leilão de carros e caminhões. Além disso, nossos canais de atendimento estão abertos para solucionar todas as suas dúvidas.