6 dicas para visitar um imóvel em leilão

0
6 dicas para visitar um imóvel em leilão

Você está procurando um imóvel e encontra a casa ou apartamento dos sonhos: ótima localização, preço dentro do seu orçamento, tamanho adequado, com os cômodos que você precisa, e ainda fica perto do trabalho, porém, esse imóvel está em leilão e, claro, você quer visitá-lo, para ter certeza de que fará uma boa compra, sem dores de cabeça. Surgem algumas dúvidas: posso conhecer o imóvel? É simples? Quais questões devo considerar nessa visita para me sentir seguro ao realizar a compra? Neste post vamos responder a essas perguntas e daremos 6 dicas para você visitar o seu futuro lar.

Posso visitar um imóvel em leilão?

Primeiro, precisamos entender se todos os imóveis que estão em leilão podem ser visitados. A resposta é: na maioria dos casos, sim. Nos leilões extrajudiciais, sempre é possível visitar o imóvel, seja ele comercial ou residencial. Basta demonstrar o interesse para a empresa gestora do leilão, que irá agendar a visita na melhor data para você. Já nos leilões judiciais, em alguns casos, é necessária a solicitação, via petição judicial, para que a visita seja marcada. Essa petição é feita pela própria empresa gestora do leilão.

Agora que você já sabe como visitar um imóvel em leilão, confira algumas dicas importantes:

  • LEIA O EDITAL

O primeiro passo para conhecer um imóvel que está em leilão é ler o edital. É lá que você vai encontrar todas as informações, como as regras e data do leilão, valor mínimo de venda, condições do imóvel, condições de pagamento, entre outros itens. Os editais também informam se há dívidas ou pendências.

Cada leilão tem seu próprio edital, que fica disponível no site da empresa gestora do leilão.

Acesse nosso Kit – Tudo o que você precisa saber para participar de um leilão!

  • CONHEÇA A REGIÃO

A localização é um dos pontos mais relevantes na hora de procurar por um imóvel. No caminho da visita, você pode ir observando a região, os serviços e estrutura que são oferecidos: há farmácias, supermercados, shoppings próximos ao local da casa ou prédio.

Pense em quais comodidades são importantes para você e compare com o que a vizinhança dispõe. Se você procura por um local tranquilo, por exemplo, perceba se o bairro do imóvel é barulhento ou se há uma avenida muito próxima. Esses cuidados vão te ajudar a encontrar o melhor lugar.

  • VERIFIQUE AS CONDIÇÕES DO IMÓVEL

Outra questão relevante ao visitar um imóvel é observar as condições em que ele está. Procure verificar: o número de tomadas por cômodos; as instalações elétricas e hidráulicas em funcionamento ou não; a quantidade e tamanho das janelas; dimensões dos cômodos, acabamento, entre outros. Se você avaliar que o imóvel precisará de uma reforma, já considere esse valor quando for comprá-lo no leilão.

  • CONHEÇA AS REGRAS DO CONDOMÍNIO

Se você elegeu uma casa ou apartamento em condomínio fechado, informe-se, com o síndico, sobre as regras: segurança, controle de entrada e saída de pessoas, uso das áreas comuns, permissão para animais de estimação, entre outras.

  • TIRE SUAS DÚVIDAS COM A GESTORA DO LEILÃO

Antes, durante ou depois da visita podem surgir dúvidas sobre o imóvel. Os consultores da gestora do leilão podem solucionar todas essas questões. Não hesite em procurar atendimento especializado.

  • ILUMINAÇÃO

A iluminação pode ser um ponto relevante para algumas pessoas. Saber quando e se o sol bate no imóvel, em que período do dia, também é interessante. Para isso, que tal visitar o local em horários diferentes?! Dessa forma, você consegue ter uma boa noção de como é a iluminação durante todo o dia.

Importante: o planejamento é fundamental para acertar em cheio ao escolher o seu imóvel. Por isso, faça as visitas com calma, mas não se esqueça de acompanhar as datas de abertura e encerramento dos leilões.