6 dicas infalíveis para acertar na hora de arrematar um imóvel em leilão!

0
6 dicas infalíveis para acertar na hora de arrematar um imóvel em leilão!

A grande vantagem de comprar um imóvel em leilão é o valor. Em quase todos os casos, o valor inicial do imóvel está bem abaixo do mercado: em média, 50%. O que beneficia tanto quem quer comprar, quanto quem deseja revender, uma vez que o vendedor pode comprar por um preço bem abaixo do mercado e revender pelo valor que considerar mais vantajoso.

Embora seja simples, a compra de um imóvel em leilão exige alguns cuidados, principalmente para quem está começando agora nesse mercado. Por isso, separamos 6 dicas infalíveis para você acertar em cheio na compra de um imóvel!

1- Pesquise as gestoras de leilões

O mercado de leilões conta com uma série de portais e sites de empresas leiloeiras, especializadas no setor. Faça uma busca minuciosa, fale com seus amigos, procure indicações, veja com atenção se as informações dos portais são claras e objetivas e cheque se a empresa está devidamente registrada nos órgãos públicos. 

2- Leia o edital

É no edital que você pode verificar todas as informações sobre o leilão: regras, data, valor mínimo de venda, condições do imóvel, condições de pagamento. Os editais também costumam informar se há dívidas ou pendências.

 3- Conheça o imóvel

Hoje, grande parte das empresas gestoras de leilão possuem sites com fotos e informações detalhadas sobre cada bem. Além disso, nos leilões extrajudiciais, é possível visitar o imóvel. Já nos leilões judiciais, em alguns casos, é necessária a solicitação via petição judicial para o agendamento da visitação. Isso  é feito pela própria gestora  do leilão.

4- Verifique a situação do imóvel

Além das informações disponibilizadas pelo próprio leilão, não tenha receio de procurar novas informações. Cheque cartórios, órgãos públicos e qualquer outro ponto de informação que possa de te deixar informado e confortável quanto ao negócio que você estará realizando. Se for o caso, fale também com as administradoras de  condomínio que representam os imóveis leiloados.

5- Para agilizar a documentação, contrate um advogado

A assessoria de um advogado pode agilizar a expedição da carta de arrematação que é o documento que permitirá a averbação do nome do novo dono na matricula do imóvel. O suporte de um bom advogado é bem-vindo antes, durante e após o imóvel ser arrematado.

Alguns passos são fundamentais para garantir o sucesso no arremate de uma casa, apartamento ou prédio comercial. Além das dicas, também produzimos um ebook explicando tudo sobre o leilão de imóveis: o que é, como comprar, quais as vantagens e muito mais.